Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Colômbia busca outro país para mediar paz com guerrilha

Equador desistiu de sediar negociações após ataques do Exército de Libertação

Colômbia busca outro país para mediar paz com guerrilha
Notícias ao Minuto Brasil

22:23 - 19/04/18 por Ansa

Mundo Últimas Notícias do Mundo

O presidente do Equador, Lenín Moreno, anunciou nesta quarta-feira (18) que o país se afastou da mediação do processo de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN), que acontece em Quito.   

"Solicitei à chanceler do Equador que suspenda essas conversas e que retire nossa condição de fiador desse processo de paz enquanto o ELN não se comprometer a deixar de realizar atividades terroristas", disse Moreno, em entrevista a um programa da emissora "RCN". O governo colombiano já anunciou que buscará outro país para sediar as conversas de paz com a guerrilha.

+ Uruguai nega pedido dos EUA para expulsar russos: 'impertinente'

"Agradecemos ao presidente da República do Equador, a seu governo e ao povo equatoriano por toda a generosidade que tiveram em acolher e facilitar as negociações de paz com o ELN", diz uma nota emitida pelo Ministério das Relações Exteriores de Bogotá.   

A decisão do chefe de Estado equatoriano acontece após uma onda de ataques orquestrados supostamente por guerrilheiros dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na fronteira entre os dois países. O grupo é acusado de efetuar atentados no Equador que deixaram quatro militares mortos. Além disso, os dissidentes das Farc também teriam sequestrado e assassinado uma equipe do jornal "El Comercio". Com informações da Ansa. 

Campo obrigatório