Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coreia do Sul suspende propaganda contra Norte na fronteira

Medida acontece a quatro dias do encontro entre Kim e Moon

Coreia do Sul suspende propaganda contra Norte na fronteira
Notícias ao Minuto Brasil

11:20 - 23/04/18 por ANSA

Mundo Encontro

Faltando quatro dias para o histórico encontro entre os líderes das Coreias do Sul e do Norte, Seul suspendeu nesta segunda-feira (23) as atividades de propaganda anti-Pyongyang ao longo da fronteira entre os dois países.

Desde 2016, em resposta aos testes nucleares realizados pelo regime de Kim Jong-un, os sul-coreanos disseminavam, através de auto-falantes na divisa, slogans, notícias, músicas e mensagens que estimulavam a deserção de soldados do Norte.

De acordo com comunicado do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, a decisão foi tomada para amenizar as tensões e implantar um ambiente pacífico para o encontro entre o presidente Moon Jae-in e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Ainda segundo a nota, Seul espera que Pyongyang também pare de divulgar mensagens e propagandas na fronteira. Na próxima sexta-feira (27), Moon e Kim realizarão um encontro no vilarejo de Panmunjon, na zona desmilitarizada entre as duas nações.

Kim será o primeiro governante norte-coreano a pisar no Sul desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953). De acordo com o porta-voz do gabinete presidencial de Seul, Kwun Hyuk-ki, a "terceira cúpula intercoreana" será transmitida ao vivo pela TV. Com informações da ANSA.

Leia também: Janela de avião indiano cai em pleno voo; veja 

Campo obrigatório