Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Suspeito de ataque em Toronto é indiciado por dez homicídios

O juiz decidiu que Minassian ficará preso enquanto aguarda o julgamento

Suspeito de ataque em Toronto é indiciado por dez homicídios
Notícias ao Minuto Brasil

13:15 - 24/04/18 por Folhapress

Mundo Canadá

O motorista suspeito de atropelar pedestres com uma van em um cruzamento em Toronto na segunda (23) compareceu a um tribunal da cidade nesta terça (24), onde foi formalmente acusado pelo ataque, que deixou dez mortos e 15 feridos.Alex Minassian, 25, irá responder a dez acusações de homicídio doloso (quando há intenção de matar) e a 13 tentativas de homicídio. Com a cabeça raspada e algemado, ele se manteve o tempo todo com a cabeça baixa, sem olhar diretamente para o juiz ou para seus acusadores. Nem ele nem os promotores deram detalhes dos motivos do atropelamento.

O juiz decidiu que Minassian ficará preso enquanto aguarda o julgamento. Ele deve voltar ao tribunal em 10 de maio.

Sem passagem anterior pela prisão, ele foi detido por policiais logo após o atropelamento e imediatamente identificado pelas autoridades como o autor da ação.

Embora o caso tenha características semelhantes a ataques atribuídos a apoiadores do Estado Islâmico realizados com veículos contra pedestres em cidades da Europa e dos Estados Unidos nos últimos anos, o governo canadense até o momento evitou falar em terrorismo.

As autoridades disseram apenas que o suspeito não representa uma ameaça a segurança nacional.

Em discurso também nesta terça na capital Ottawa, o primeiro-ministro Justin Trudeau afirmou que ainda pode demorar algum tempo até que as razões do ataque sejam descobertas, mas que isso não vai alterar o atual nível de alerta no país.

Ele pediu ainda união de seus compatriotas para enfrentar o caso. "Nós não podemos como canadenses escolher viver com medo todos os dias enquanto fazemos nossas tarefas cotidianas. Precisamos nos focar em fazer o que podemos e precisamos manter os canadenses seguros enquanto nos mantemos leais à liberdade e aos valores que todos nós prezamos", disse o premiê. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório