Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Imigrantes da América Central chegam a Tijuana sob ameaças

Caravanas passam pela cidade mexicana em busca de travessia para os Estados Unidos

Imigrantes da América Central chegam a Tijuana sob ameaças
Notícias ao Minuto Brasil

07:23 - 27/04/18 por Folhapress

Mundo México

Quando os ônibus com centenas de imigrantes da América Central chegaram ao longo de toda esta semana a Tijuana, uma cidade mexicana na fronteira com os Estados Unidos, autoridades ali talvez já tivessem visto alguns daqueles rostos na televisão.

Mas a recepção não foi nada calorosa. Todos os recém-chegados, a maioria mulheres com crianças, aguardam agora em abrigos antes de tentar a travessia para os EUA.

Desde que essa caravana partiu há um mês de um povoado na divisa do México com a Guatemala, imagens dos migrantes que fogem da violência em seus países e vêm pedir asilo em solo americano passaram a circular no noticiário.

Entre os espectadores mais assíduos dessa jornada, está o presidente Donald Trump, que vem chamando de "desgraça" o movimento e pedindo que a polícia barre a entrada de todos na fronteira.

Sua secretária de Segurança Doméstica, Kirstjen Nielsen, também ameaçou o grupo. Ela mencionou fraudes em pedidos de asilo e lembrou que mentir às autoridades na fronteira é um crime que pode implicar uma série de punições.

+ Prisão preventiva de ex-presidente do Peru é revogada

Jeff Sessions, o secretário de Justiça, fez coro, comparando Trump "ao novo xerife do pedaço" ao falar sobre o decreto do presidente mandando despachar soldados para a divisa com o México e pedindo mais uma vez a construção de um muro para lacrar a fronteira.

"Deve haver consequências para ações ilegais", disse Sessions. "Mas a falta de um muro também é um convite aberto para essas travessias ilegais."

Enquanto não erguem mais barreiras no deserto que separa os EUA do México, até 4.000 homens das Forças Armadas podem ser deslocados para patrulhar a fronteira –a Califórnia, que tem na cidade de San Diego o ponto mais movimentado da divisa, autorizou a ida de 400 soldados, e o Texas deve enviar outros 150.

Mas toda a movimentação é vista como um teatro inócuo num momento em que prisões na fronteira vêm caindo.

Os migrantes da caravana recém-chegada não somam nem mil –são uma fração ínfima dos 200 mil haitianos que foram presos tentando entrar nos EUA há quatro anos ali.

Seus casos agora serão avaliados um a um. Alguns, caso passem numa primeira triagem, poderão entrar no país mediante o uso de tornozeleira eletrônica e serão monitorados enquanto seus pedidos de asilo tramitam na Justiça.

Outros podem ficar detidos na delegacia fronteiriça para uma série de entrevistas.

Movimentos como esse também não são novos. O Pueblo Sin Fronteras, grupo que está por trás da caravana, vem organizando cortejos parecidos ao longo dos últimos anos como forma de chamar a atenção para a violência em nações da América Central.

Desde a campanha, Trump demonstra desdém por imigrantes latinos, chamando mexicanos de "estupradores" e usando episódios de violência praticados pela gangue MS13, que surgiu em El Salvador, como exemplos de crimes que aumentariam com a entrada de pessoas da região.

Em mais um passo na escalada da xenofobia, a Suprema Corte pode dar voto favorável ao veto à entrada de cidadãos de países de maioria muçulmana até o fim desta semana. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório