Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Kim Jong Un promete fechar instalações nucleares em maio

Líder norte-coreano deseja que o desmantelamento seja registrado pela imprensa internacional

Kim Jong Un promete fechar instalações nucleares em maio
Notícias ao Minuto Brasil

08:45 - 29/04/18 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

A presidência da Coreia do Sul afirmou neste domingo (29), que a Coreia do Norte quer desmantelar o centro de testes nucleares em maio perante observadores e jornalistas estrangeiros. Este é um resultado do acordo alcançado entre as duas Coreias na sexta (27).

De acordo com o gabinete da presidência sul-coreana, citado pelas agências noticiosas internacionais, a Coreia do Norte propôs encerrar, de forma definitiva, o centro em que realizou os seus seis testes atômicos.

Ainda segundo a mesma fonte, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, propôs ao presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que o fechamento do local se realize publicamente para sublinhar o compromisso de Pyongyang com a desnuclearização da península.

Nesse sentido, ainda segundo o gabinete da presidência da Coreia do Sul, o líder norte-coreano disse que convidará peritos e imprensa para presenciar o encerramento.

Durante o encontro com Moon Jae-in, Kim negou que estas instalações não possam mais ser usadas, como sugeriram alguns especialistas, após a realização do último teste nuclear de setembro. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório