Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Imigrantes na fronteira México-EUA se entregam para pedir asilo

Pedidos contrariam o aviso de que a infraestrutura teria atingido a sua capacidade

Imigrantes na fronteira México-EUA se entregam para pedir asilo
Notícias ao Minuto Brasil

08:25 - 01/05/18 por Lusa

Mundo Donald Trump

Os imigrantes recém-chegados à fronteira entre o México e os Estados Unidos começaram a se entregar às autoridades para pedir asilo no país, num claro desafio à administração de Donald Trump.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, alguns membros da caravana proveniente do país mexicano, que chegaram na segunda-feira (30) à divisa com os Estados Unidos, já submeteram o pedido de proteção junto dos responsáveis da fronteira mais movimentada do país, contrariando o aviso de que a infraestrutura teria atingido a sua capacidade.

A agência de alfândegas e proteção de fronteiras dos EUA não divulgou quantos processos foram admitidos até ao final do dia, mas o organizador do projeto Pueblo Sin Fronteras, Alex Mensing, informou que pelo menos oito.

A caravana com centenas de imigrantes da América central, proveniente do México, foi impedida de entrar nos Estados Unidos depois da fronteira de San Diego "ter atingido a capacidade máxima", anunciaram na segunda (30) as autoridades.

"Neste momento, atingimos a capacidade no posto de entrada da San Ysidro (...) "Estes imigrantes deverão esperar no México, enquanto os funcionários trabalham para processar os pedidos de todos aqueles que já estão dentro de nossas instalações", disse o comissário Kevin McAleenan, em comunicado. Com informações da Lusa.

Leia também: Envolvido no caso Odebrecht, ex-presidente do Peru sai da prisão

Campo obrigatório