Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Evo Morales usa redes sociais para criticar OEA

A Organização foi criada com o objetivo de manter a paz e justiça

Evo Morales usa redes sociais para criticar OEA
Notícias ao Minuto Brasil

10:40 - 01/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Bolívia

"Denunciamos Almagro e OEA que converteram a organização multilateral, que era destinada a promover a paz, a democracia e instrumento de integração, como algo para facilitar o intervencionismo e golpe yankee contra países soberanos e anti-imperialistas", disse o boliviano nas redes sociais.

A OEA foi fundada em 1948, com a assinatura, em Bogotá, Colômbia. A Organização foi criada com o objetivo de manter a paz e justiça,  promover solidariedade, intensificar a colaboração entre os Estados-membros e defender a soberania, a integridade territorial e a independência.

Com 35 integrantes (países) das Américas, a OEA constitui um dos principais fóruns políticos, jurídicos e sociais do hemisfério. Com o estatuto de observadores independentes, 69 países também fazem parte da entidade, assim como a União Europeia.

Internamente, a OEA vive um momento de divisões intensas. O grupo liderado pela Bolívia e Venezuela está de um lado, enquanto Brasil, Argentina e Uruguai ocupam posição oposta. As divergências são geradas por questões ideológicas e políticas. Com informações da Agência Brasil.  

Leia também: Imigrantes na fronteira México-EUA se entregam para pedir asilo

Campo obrigatório