Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Impasse político faz manifestantes paralisarem a capital da Armênia

Ações foram convocadas por Nikol Pashinián

Impasse político faz manifestantes paralisarem a capital da Armênia
Notícias ao Minuto Brasil

08:10 - 02/05/18 por Lusa

Mundo Erevan

Milhares de manifestantes estão paralisando a cidade de Erevan, em protesto contra a decisão do parlamento de impedir a nomeação do líder da oposição, Nikol Pashinián, como novo primeiro-ministro.

As ações de desobediência civil na capital da Armênia foram convocadas na terça-feira (1º) à noite por Pashinián, que apelou ao bloqueio do trânsito rodoviário e ferroviário e à greve dos trabalhadores e dos estudantes.

"Vamos bloquear todas as ruas do país, todas as estações de metrô, os aeroportos e tudo o que se possa bloquear. Declaro uma greve geral", anunciou o líder da oposição num comício que aconteceu na Praça da República em Erevan, na terça.

A solicitação ocorreu pouco depois de o Partido Republicano, que detém a maioria parlamentar, ter votado contra a nomeação de Pashinián para o cargo de primeiro-ministro.

Por uma diferença de oito votos, o líder da oposição não conseguiu alcançar o pleito necessário para ser investido.

+ Ataque a escritório da comissão eleitoral da Líbia deixa 7 mortos

Na manhã desta quarta (2), os apoiadores de Pashinián -- que dizem contar com o suporte de 90% da população -- começaram a fechar as principais vias no centro da capital da Armênia e estão também  paralisando os subúrbios da capital.

Os manifestantes se colocaram em fila no meio das ruas impedindo a circulação de veículos.

A polícia tem tentado convencer os militantes a abandonar os locais de bloqueio, mas usar a força para dispersar os protestos. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório