Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Opaq conclui missão para investigar ataque químico na Síria

Entidade deve apresentar relatório nas próximas semanas

Opaq conclui missão para investigar ataque químico na Síria
Notícias ao Minuto Brasil

16:34 - 04/05/18 por ANSA

Mundo Douma

A Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) concluiu nesta sexta-feira (4) sua missão de investigação em Duma, cidade síria que teria sido alvo de um ataque com substâncias tóxicas no último dia 7 de abril.

O fim do inquérito foi anunciado pelo Ministério da Defesa da Rússia, principal aliada do regime de Bashar al Assad e que diz que o suposto bombardeio químico foi uma "armação" dos grupos rebeldes.

"Agora esperamos que a Opaq publique um relatório com os resultados do trabalho dos especialistas", disse um porta-voz da pasta. Moscou garante ter dado "amplo acesso" aos inspetores da entidade, que tiveram "tempo suficiente para completar sua missão".

+ Oposição mede forças com o Kremlin em protesto contra posse de Putin

Em Duma, os especialistas da Opaq visitaram dois apartamentos onde teriam sido usados agentes tóxicos, um laboratório e um depósito, além de um hospital onde estão internadas supostas vítimas.

Os inspetores da entidade vencedora do Nobel da Paz entraram na cidade apenas no dia 21 de abril, duas semanas após o suposto ataque e após acusações mútuas entre Estados Unidos e Rússia de obstrução ao trabalho dos investigadores.

A ação em Duma teria deixado 70 mortos e motivou um bombardeio de Estados Unidos, França e Reino Unido contra alvos do regime. (ANSA)

Campo obrigatório