Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cidade alemã inaugura estátua de Karl Marx no bicentenário do filósofo

Aniversário de 200 anos do nascimento do autor é celebrado neste sábado

Cidade alemã inaugura estátua de Karl Marx no bicentenário do filósofo
Notícias ao Minuto Brasil

18:40 - 05/05/18 por ANSA

Mundo Comemoração

A cidade de Tréveris, no oeste da Alemanha, inaugurou neste sábado (5) uma estátua de bronze do filósofo Karl Marx, nascido no município há exatos 200 anos. O monumento tem 5,5 metros de altura.

A cerimônia contou com a presença de 200 "hóspedes de honra", incluindo o vice-ministro chinês da Informação, Guo Weimin, e a líder do Partido Social-Democrata (SPD) alemão, Andrea Nahles. "Marx impregnou a social-democracia como poucos", afirmou a líder da centro-esquerda no país europeu, reconhecendo, no entanto, que o SPD não é mais um "partido de visão marxista".

+ Brasileiro pede para ficar sob proteção policial na Ucrânia

A poucos metros de distância, cerca de 100 pessoas realizaram uma manifestação contra a estátua e a decisão de Tréveris de aceitar o presente da China. Também neste sábado, foi aberta uma mostra permanente na casa onde Marx nascera.

Ao todo, a Alemanha programou cerca de 600 eventos para celebrar o bicentenário do autor de "O Capital", base do pensamento socialista. Além disso, a China também lançou campanhas para defender o legado do filósofo.

"Hoje celebramos Marx para prestar tributo ao maior pensador na história da humanidade e também para declarar nossa firme crença na verdade científica do marxismo", afirmou o presidente Xi Jinping, durante um discurso na última sexta-feira (4).

Marx nasceu em Tréveris, no dia 5 de maio de 1818, e morreu em 14 de março de 1883, em Londres, aos 64 anos. (ANSA)

Campo obrigatório