Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Colômbia e guerrilha retomarão diálogos de paz em Cuba

A quinta rodada de negociações será realizada em Havana

Colômbia e guerrilha retomarão diálogos de paz em Cuba
Notícias ao Minuto Brasil

13:44 - 07/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tentativa

O governo colombiano e a guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN) vão retomar as negociações de paz em Havana. Em comunicado oficial, as partes afirmaram que após examinarem "as opções para retomar os diálogos o mais rapidamente possível", decidiram "continuar a quinta rodada na cidade de Havana, a partir da próxima semana".

O país sede das negociações era o Equador, no entanto, a nação preferiu se afastar do processo após uma onda de ataques orquestrados supostamente por guerrilheiros dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na fronteira entre os dois países.

+ Palácio presidencial do Iêmen sofre primeiro ataque; há mortos

O grupo é acusado de efetuar atentados no território equatoriano, deixando quatro militares mortos. Além disso, os ex-guerrilheiros também teriam sequestrado e assassinado uma equipe do jornal "El Comercio".

"O trabalho desta quinta rodada seguirá concentrado em alcançar um novo cessar-fogo e o desenho da participação da sociedade, que impulsionem o desenvolvimento da agenda e a possibilidade de se chegar a um Acordo Marco", afirmaram as partes. Com a dissolução das Farc e sua transformação em movimento civil, o ELN se tornou o maior grupo guerrilheiro da Colômbia, com cerca de 1,5 mil combatentes.(ANSA)

Campo obrigatório