Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Desvendado mistério das câmaras secretas da tumba do faraó Tutancâmon

Estudo desmente teoria sobre abrigo final da rainha Nefertiti

Desvendado mistério das câmaras secretas da tumba do faraó Tutancâmon
Notícias ao Minuto Brasil

14:45 - 07/05/18 por ANSA

Mundo Egito

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Turim, na Itália, afirmaram que não foi encontrada nenhuma evidência sobre a existência da suposta câmara oculta entre as paredes do túmulo do menino-faraó Tutancâmon, informou neste domingo (6) o Ministério de Antiguidades do Egito.

Os especialistas acreditavam que a câmara secreta seria possivelmente a tumba da rainha perdida Nefertiti, morta em 1330 a.C e suposta madrasta de Tutancâmon.

Mesmo usando equipamentos de alto nível tecnológico, a equipe liderada pelo pesquisador italiano Francesco Porcelli não encontrou nenhuma "evidência conclusiva sobre a existência" do local de descanso final de Nefertiti.

"Os estudos mostraram que não existem câmaras, ou mesmo uma indicação de soleiras ou batentes de porta, o que contradiz a teoria anterior que havia indicado a existência de passagens ou câmaras adjacentes ou dentro da câmara do faraó Tutancâmon", anunciou Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, em comunicado.

Nefertiti foi esposa do faraó do Aménofis IV e foi muito conhecida por ter feito uma revolução religiosa, pois adorava um único deus, Áton. Ambos reinaram o período mais próspero do Antigo Egito. Com informações da ANSA.

Leia também: Putin toma posse para quarto mandato como presidente

Campo obrigatório