Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jornalista que jogou sapato em Bush é candidato às eleições no Iraque

Al Zaidi foi torturado e preso durante nove meses

Jornalista que jogou sapato em Bush é candidato às eleições no Iraque
Notícias ao Minuto Brasil

15:20 - 08/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Direitos Humanos

No próximo sábado (12), os iraquianos terão eleições para escolher os representantes do Parlamento que designará o novo primeiro-ministro. Tal cargo é normalmente reservado a um representante dos xiitas. Já o presidente do parlamento é sunita e o chefe de Estado curdo.

Nesta quarta vez que a população irá às urnas desde a invasão americana, em 2003, um candidato chamou a atenção: trata-se de Muntadhar Al Zaidi, o jornalista que jogou seus sapatos em cima do ex-presidente americano George W. Bush, durante uma entrevista coletiva, em 2008.

Enviados da RFI à Bagdá, Sami Boukhelifa e Richard Riffonneau, entrevistaram Zaidi em casa, ao lado de partidários que trabalham em sua campanha, noticia o G1.

Ele conta a razão de sua atitude, que o tornou tão popular: “Eu joguei meus sapatos no rosto de Bush, o criminoso. Isso traduziu a raiva do povo iraquiano que se recusava a viver sob o domínio da colonização americana."

Após o ato, Al Zaidi foi torturado e preso durante nove meses, sendo três na solitária. Quando foi libertado, se tornou militante de direitos humanos. Já em 2011, com a retirada das tropas americanas no Iraque, o profissional de comunicação começou a se interessar pela política.

+ Neta de Bob Marley é confundida com ladrão

Nestas eleições, Muntadhar Al Zaïdi faz parte de uma lista eleitoral inédita no país, composto por líderes xiitas e comunistas.

“Decidi disputar um mandato de deputado para lutar contra a corrupção e defender os direitos humanos. O jornalismo está ligado à política, e quem melhor que um jornalista para executar esse trabalho? Um religioso? Certamente não! Sou um filho do povo e dos pobres, que entende a dor dos mais necessitados”, justifica o jornalista.

Campo obrigatório