Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Arábia Saudita 'apoia e saúda' decisão de Donald Trump

Arábia Saudita (sunita) e o Irã (xiita) são dois pesos pesados do Oriente Médio e estão em conflito há anos

Arábia Saudita 'apoia e saúda' decisão de Donald Trump
Notícias ao Minuto Brasil

18:11 - 08/05/18 por Lusa

Mundo Acordo

A Arábia Saudita, rival regional do Irã e aliada dos Estados Unidos, disse nesta terça-feira (8) que "apoia e saúda" a decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, de se retirar do acordo sobre o programa nuclear iraniano.

"O reino apoia e saúda os passos anunciados pelo Presidente norte-americano para se retirar do acordo nuclear (...) e o restabelecimento das sanções econômicas contra o Irã", indica o Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita.

Os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein, aliados da Arábia Saudita no Golfo, seguiram Riade saudando a decisão do republicano. O Bahrein acolhe a 5.ª frota norte-americana.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje a retirada do seu país do acordo histórico sobre o nuclear iraniano assinado em 2015 entre o Irã e o grupo dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

Riade acusa o Teerão de "aproveitar as receitas geradas pelo levantamento das sanções para desestabilizar a região", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A Arábia Saudita (sunita) e o Irã (xiita), dois pesos pesados do Oriente Médio, estão em conflito há anos e apoiam campos opostos nas guerras na Síria e no Iêmen, assim como no Líbano. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório