Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governador é investigado por avalanche em hotel que deixou 29 mortos

Desastre no Rigopiano ocorreu em janeiro de 2017

Governador é investigado por avalanche em hotel que deixou 29 mortos
Notícias ao Minuto Brasil

05:18 - 16/05/18 por Ansa

Mundo Itália

O governador de Abruzzo, Luciano D'Alfonso, e seus dois antecessores imediatos, Giovanni Chiodi e Ottaviano Del Turco, estão sendo investigados pelo Ministério Público de Pescara por causa da avalanche que destruiu o hotel Rigopiano, na Itália, em janeiro de 2017.

O deslizamento, provocado pela sequência de terremotos na parte central da península, deixou 29 pessoas mortas. As hipóteses de crime do inquérito são homicídio, lesões e desastre culposos. Além do governador e de seus antecessores, a Procuradoria investiga funcionários da Proteção Civil na região.

+ Ex-presidentes da França e da Espanha defendem candidatura de Lula

O objetivo é apurar por que o governo de Abruzzo não produziu um mapeamento das zonas de risco, algo que teria diminuído a possibilidade de uma tragédia. O Rigopiano ficava na cidade de Farindola, nos Apeninos, e foi completamente destruído.

Os hóspedes e funcionários que faleceram estavam apenas aguardando o envio de um caminhão limpa-neve para ir embora. Em outros inquéritos, os procuradores também apuram eventuais atrasos na ativação do socorro e supostas irregularidades na construção do hotel. (ANSA)

Campo obrigatório