Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump não vai ser indiciado no inquérito por ligação com a Rússia

Equipe do procurador-especial, Robert Mueller, informou a advogados de Trump que não pode indiciar o presidente na Casa Branca

Trump não vai ser indiciado no inquérito por ligação com a Rússia
Notícias ao Minuto Brasil

05:26 - 17/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

É uma importante vitória para Donald Trump na investigação sobre eventuais ligações com a Rússia durante as eleições presidenciais de 2016. Rudolph Giuliani, o elemento mais recente na equipe de advogados de Trump, disse à CNN que o procurador-especial Robert Mueller concluiu que não pode indiciar um presidente que esteja na Casa Branca. 

+ Trump chama alguns imigrantes clandestinos de 'animais'

"Tudo o que eles podem fazer é escrever uma relatório. Não podem indiciar. Pelo menos, eles reconhecem isso", afirmou Giuliani. A conclusão não significa, no entanto, que não haja provas das ligações entre a tentativa da Rússia de influenciar as eleições e Trump. 

A questão é que indiciar um presidente no cargo é uma diretriz do Departamento de Justiça desde os tempos da administração Nixon e que foi reafirmada durante o governo Clinton. No entanto, nunca foi testada em tribunal.

Mas o fato de Mueller não indiciar Trump não quer dizer que o Chefe de Estado esteja livre da investigação. Conforme Giuliani, o gabinete do procurador-especial pode emitir um relatório com recomendações à Câmara dos Representantes sobre o caso e o eventual envolvimento do presidente.

Campo obrigatório