Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bispos venezuelanos criticam governo por repressão a presos

Motim em cadeia deixou detentos políticos feridos

Bispos venezuelanos criticam governo por repressão a presos
Notícias ao Minuto Brasil

17:10 - 17/05/18 por ANSA

Mundo Motim

A Conferência Episcopal da Venezuela pediu nesta quinta-feira (17) que o governo de Nicolás Maduro "respeite a vida daqueles que estão sob sua responsabilidade".   

A cobrança chega um dia após a revolta de prisioneiros políticos na sede central do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin), em Caracas, que deixou dezenas de opositores feridos. Segundo a imprensa local, eles foram "brutalmente espancados".   

O motim foi provocado por supostas violações dos direitos humanos dos detentos. "Queremos ver alguém, se existe alguém capaz de fazê-lo, que venha mostrar a cara nessa prisão subterrânea onde se mata pessoas", declarou o ex-prefeito de San Cristóbal Daniel Ceballos, preso desde 2014, em um vídeo.   

A revolta aconteceu em meio ao clima de crescente tensão no país por causa das eleições presidenciais do próximo domingo (20), que serão boicotadas por parte das forças de oposição. O maior desafiante de Maduro é o dissidente chavista Henri Falcón.   

A tensão levou ao fechamento da filial venezuelana da empresa de alimentos norte-americana Kellogg's, na última terça-feira (15).   

+ Pyongyang diz que não retomará diálogo de paz com Seul

Na data, os funcionários se depararam com as portas do estabelecimento trancadas, com um comunicado que dizia que "a deterioração da situação econômica e social no país forçou o encerramento das operações".   

Maduro, por sua vez, anunciou que a companhia, "controlada por investidores mexicanos", seria "devolvida ao povo". A Kellogg's não é a única empresa que saiu da Venezuela. Além dela, Bridgestone e General Motors também encerraram suas atividades no país. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório