Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cem mil vão às ruas neste sábado acompanhar casamento real

Casal real deve deixar a capela em uma carruagem que integrará um cortejo por algumas ruas de Windsor

Cem mil vão às ruas neste sábado acompanhar casamento real
Notícias ao Minuto Brasil

06:46 - 19/05/18 por Lusa

Mundo Windsor

O casamento do príncipe Harry, de 33 anos, sexto na linha de sucessão ao trono britânico, e da norte-americana Meghan Markle, de 36 anos, acontece neste sábado (19) na capela de Saint-George, no castelo de Windsor, a oeste de Londres.

A cerimônia religiosa está prevista começar ao meio-dia local (às 16h no horário de Brasília) e será conduzida pelo reverendo David Conner, deão de Windsor, e o arcebispo da Cantuária, Justin Welby.

+ Veja o cronograma do casamento de Harry e Meghan Markle

Uma hora depois, o casal real deve deixar a capela em uma carruagem que integrará um cortejo por algumas ruas de Windsor, retomando depois para o castelo.

A pitoresca cidade de Windsor, localizada a cerca de 30 quilômetros a oeste da capital britânica e conhecida por ser a residência de fim de semana da rainha Isabel II, transformou-se nos últimos dias numa autêntica fortaleza.

O casamento real, por muitos considerado um dos eventos do ano, deverá atrair para Windsor mais de 100 mil pessoas do mundo inteiro, segundo indicou a polícia local em finais de março.

Diante de tal cenário, o dispositivo de segurança nesta cidade, com pouco mais de 300 mil habitantes, está a ser preparado há vários meses. O número de policiais mobilizados não foi revelado, mas deve chegar a "vários milhares", segundo um antigo chefe da unidade contraterrorismo da polícia britânica, citado pelas agências internacionais.

Neste sábado todas as estações de transportes estarão sob vigilância, os veículos serão inspecionados e as pessoas serão revistadas por agentes policiais. Nenhum drone (aparelho aéreo não tripulado) pode sobrevoar sobre a zona de Windsor.

Também foram colocadas diversas barreiras de seguranças, câmeras de vigilância e várias estradas estarão encerradas. O custo da operação de segurança, suportado pelos contribuintes britânicos, também não foi revelado. Em 2011, no casamento do príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, e de Kate Middleton, o valor ascendeu aos 6,3 milhões de libras (7,2 milhões de euros), segundo a agência Press Association.

Detalhes do casamento

A Família Real inglesa pagará o casamento, incluindo a cerimônia, a música, as flores e a recepção. No terreno, e para fazer a cobertura mediática do evento, estarão também cerca de cinco mil jornalistas credenciados.

Na lista dos noivos constam 600 pessoas convidadas para assistir à cerimônia do casamento, seguido por uma recepção, que inclui um almoço, oferecida pela rainha britânica no castelo de Windsor.

Uma recepção mais restrita será oferecida na mesma noite, pelo pai de Harry, o príncipe Charles (o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico), na mansão de Frogmore House situada a cerca de um quilômetro do castelo de Windsor. Duzentas pessoas foram convidadas para este evento.

Além dos convidados ao evento, outras 2.640 pessoas foram escolhidas para assistir no parque do castelo de Windsor à chegada do príncipe Harry, de Meghan Markle e dos respectivos convidados. 

Estas pessoas também vão assistir ao início do cortejo que os noivos vão participar após a cerimônia religiosa. Entre eles constam 1.200 pessoas de todo o Reino Unido e 200 membros de organizações de solidariedade.

Nos últimos dias foram revelados vários detalhes relacionados à cerimônia. O mais recente é o fato do pai da atriz norte-americana, Thomas Markle, não estar presente na bodas da filha com o príncipe. Será o príncipe Charles a levar Meghan Markle ao altar.

O novo casal real, que viverá numa casa campestre situada nos terrenos do palácio de Kensington, em Londres, comprometeu-se após mais de um ano de namoro. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório