Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Madri rejeita gabinete proposto por novo líder da Catalunha

Governo espanhol continua mantendo o controle sobre a região

Madri rejeita gabinete proposto por novo líder da Catalunha
Notícias ao Minuto Brasil

10:12 - 22/05/18 por ANSA

Mundo Espanha

O governo espanhol rejeitou nesta segunda-feira (21) a equipe escolhida pelo novo presidente da Catalunha, o separatista Quim Torra.

Com a decisão, Madri continua tendo o controle direto sobre a região catalã. A capital espanhola e Barcelona vivem um impasse há meses, devido ao processo de independência da Catalunha.

+ Atentado no Afeganistão faz pelo menos 16 mortos e 38 feridos

Quatro ministros nomeados para o gabinete de Torra não foram aceitos pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, já que dois deles estão em prisão definitiva e os outros dois, foragidos. Todos são acusados de rebelião e uso indevido de verbas públicas.

"Espero que, em breve, exista um governo que seja viável, que abedeça à lei e que entre em diálogo conosco", disse o premier.

No entanto, Torra afirmou que pretende manter sua equipe do jeito que está. O recém nomeado presidente catalão visitou a prisão de Estremera, nas proximidades de Madri, onde estão detidos diversos líderes separatistas, como Jordi Turull e Josep Rull. Ambos foram incluídos como membros do seu governo.

Apoiado pelo destituído Carles Puigdemont, Torra, de 55 anos, foi eleito presidente regional da Catalunha no dia 14 de maio, com 66 votos a favor e 65 contra. Uma de suas promessas foi de continuar lutando para "construir um Estado independente" da Espanha. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório