Meteorologia

  • 22 JULHO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Igreja suspende 'diálogo nacional' na Nicarágua

Governo de Daniel Ortega rejeitou medidas de "democratização"

Igreja suspende 'diálogo nacional' na Nicarágua
Notícias ao Minuto Brasil

20:45 - 24/05/18 por Ansa

Mundo Impasse

A Conferência Episcopal da Nicarágua suspendeu o "diálogo nacional" entre o governo do presidente Daniel Ortega e setores da sociedade civil, após a delegação sandinista ter se recusado a discutir uma agenda de democratização das instituições do país.   

"Foi impossível seguir adiante com o diálogo nacional, porque sequer conseguimos começar com a agenda para a democratização", declarou o bispo auxiliar da capital Manágua, Silvio José Baez.

Os movimentos que protestam contra Ortega (foto) pediam medidas como eleições antecipadas e o fim do direito à reeleição.   

"Não aceitamos essa agenda, imposta unilateralmente", disse o ministro das Relações Exteriores Denis Moncada. Uma comissão mista, formada por três delegados do governo e três da sociedade civil, tentará desbloquear as tratativas.   

+ Pentágono diz estar pronto para atacar a Coreia do Norte esta noite

As negociações começaram após três semanas de protestos contra o regime sandinista, cuja repressão já provocou cerca de 50 mortes. Os atos foram desencadeados por uma proposta de Ortega para reformar a previdência.   

Após o governo desistir do projeto, o foco passou a ser a violência policial. O ex-guerrilheiro sandinista está em seu quarto mandato como presidente, sendo o terceiro seguido, e governa a Nicarágua ininterruptamente desde 2007. (ANSA)

Campo obrigatório