Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Papa orienta bispos a barrar seminaristas gays, afirma jornal

Francisco teria expressado preocupação com tendências "profundamente enraizadas"

Papa orienta bispos a barrar seminaristas gays, afirma jornal
Notícias ao Minuto Brasil

22:12 - 24/05/18 por Folhapress

Mundo Vaticano

O papa Francisco recomendou a bispos italianos que não aceitem seminaristas gays, afirmou nesta quinta (24) o jornal italiano La Stampa. A orientação teria sido dada em reunião da Conferência dos Bispos Italianos na segunda (21)."Fiquem de olho nas admissões aos seminários", disse Francisco, segundo o jornal.

"Se tiverem dúvidas [sobre a orientação sexual dos candidatos], é melhor que não entrem."O papa expressou a preocupação de que, quando as tendências homossexuais estão "profundamente enraizadas", a pessoa pode ser levada a atos que comprometam a vida do seminário, a do próprio jovem e seu futuro sacerdócio.

+ Irlanda vota possível revisão de lei contra aborto

Segundo Francisco, isso pode gerar escândalos que desfiguram o rosto da igreja, informou o La Stampa.As novas declarações devem animar conservadores que se alarmaram com a mudança na linguagem adotada por Francisco para falar da homossexualidade.

O encontro ocorreu apenas um dia depois que um chileno vítima de abuso sexual por membros da Igreja Católica afirmou que o papa lhe disse, em conversa privada, que Deus o havia feito gay e o amava daquela maneira.

A igreja considera a homossexualidade uma desordem imoral. Em 2005, o Vaticano disse que poderia admitir seminaristas que houvessem "superado" suas "tendências homossexuais" por pelo menos três anos.Em 2016, porém, outra norma fixou que se proibisse a entrada "daqueles que praticam a homossexualidade, apresentam tendências homossexuais profundamente arraigadas ou apoiam a chamada cultura gay". Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório