Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Colapso econômico vai se agravar após reeleição de Maduro

Líder socialista não mostrou sinais de que pretende reverter as políticas que desencadearam uma hiperinflação e o colapso da produção de petróleo venezuelano

Colapso econômico vai se agravar após reeleição de Maduro
Notícias ao Minuto Brasil

04:50 - 26/05/18 por Lusa

Mundo Venezuela

O antigo homem-forte do petróleo venezuelano Rafael Ramirez afirmou neste sábado (26) que a produção de petróleo na Venezuela vai continuar caindo e que o cenário de colapso econômico daquele país irá se agravar após a reeleição de Nicolás Maduro.

Numa rara entrevista, citada pela agência norte-americana The Associated Press (AP), o ex-ministro do Petróleo e ex-presidente da empresa petrolífera estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA) afirmou que Maduro não mostrou sinais de que pretende reverter as políticas que desencadearam uma hiperinflação e o colapso da produção de petróleo venezuelano para o mais baixo nível em décadas.

Na entrevista, Rafael Ramirez também disse esperar que o líder socialista venezuelano imponha um tom mais autoritário que irá afastar o investimento privado e que poderá desencadear mais sanções internacionais.

Ramirez rompeu com Maduro no ano passado e renunciou ao cargo de embaixador do país junto das Nações Unidas devido a visões diferentes para a política econômica venezuelana.

+ Anistia Internacional condena uso de força contra caminhoneiros

Desde então, este ex-homem-forte do petróleo foi acusado de corrupção, acusações que negou, afirmando que estas alegações tinham motivações políticas.

No domingo passado, as eleições presidenciais antecipadas na Venezuela, fortemente contestadas pela oposição venezuelana e a nível internacional, foram marcadas pela reeleição de Maduro, no poder desde em 2013, para um novo mandato de seis anos, até 2025. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório