Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Colômbia anuncia entrada na OTAN como 'sócio global'

Países da OCDE também aprovaram a entrada do país colombiano na organização

Colômbia anuncia entrada na OTAN como 'sócio global'
Notícias ao Minuto Brasil

06:14 - 26/05/18 por Lusa

Mundo formalização

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou neste sábado (26) que o país irá integrar a OTAN como "sócio global", se tornando a primeira nação da América Latina a fazer parte da organização.

"Formalizaremos em Bruxelas na próxima semana, e isto é muito importante, o ingresso da Colômbia na Organização do Tratado do Atlântico Norte na categoria de sócio global", afirmou o chefe de estado, citado pela agência EFE.

Também hoje, os países da OCDE aprovaram a entrada da Colômbia, que se torna o 37.º membro da organização e termina assim um processo de adesão que começou há mais de sete anos. 

"Ser membro da OCDE irá nos permitir fazer as coisas de uma melhor forma. Permite-nos melhorar as nossas políticas públicas", assinalou, destacando que entrar no órgão gera "confiança" aos investidores internacionais, o que cria emprego no país.

Para Juan Manuel Santos, "ser parte da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e da OTAN melhora a imagen da Colômbia" e permite ao país "ter muito mais jogo no cenário mundial".

A entrada da Colômbia na OTAN será formalizada em Bruxelas a 31 de maio. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório