Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Artigo de jornal gera mal-estar diplomático entre Itália e Alemanha

Artigo do alemão Spiegel chamou novo governo italiano de "sanguessuga"; embaixador respondeu

Artigo de jornal gera mal-estar diplomático entre Itália e Alemanha
Notícias ao Minuto Brasil

17:36 - 26/05/18 por ANSA

Mundo dolce far niente'

Um artigo publicado pelo jornal alemão "Der Spiegel" sobre o processo de formação do governo da Itália gerou reações no ambiente diplomático e fez o embaixador italiano em Berlim, Pietro Benassi, fazer uma dura crítica ao texto neste sábado (26).   

Assinado pelo jornalista Jan Fleischhauer, o artigo chama a Itália de "sanguessuga". "Como se deveria definir o comportamento de uma nação que, primeiro, pede dinheiro para financiar seu proverbial 'dolce far niente', e depois ameaça aqueles que pedem para ela saldar seus débitos?", questionou.

+ Manifestações contra Macron juntam 250 mil pessoas

"Pedir esmola seria um conceito errado. Os pedintes pelo menos dizem 'obrigado' quando recebem algo. Sanguessugas agressivos se aproximam mais [da conduta italiana]", escreveu.

Ao longo do texto, o jornalista argumenta que os partidos Liga Norte e MS5 prometeram benefícios sociais e econômicos, mas, como o novo governo não tem dinheiro para cumpri-las, deseja que a União Europeia alivie o pagamento da dívida italiana.   

Em resposta, o embaixador italiano enviou uma carta dizendo que o artigo ofende "um povo inteiro" e vai além da simples prerrogativa de liberdade democrática e de expressão. Esta, porém, não é a primeira crítica da imprensa estrangeira ao governo que está sendo formado pelos partidos Liga Norte e Movimento 5 Estrelas (M5S), com o jurista Giuseppe Conte como primeiro-ministro.   

O também jornal alemão Frankfurter Allgemeine disse que "a Itália é a principal fonte de preocupação da Europa", enquanto o inglês "The Economist" chamou Conte de "arlequim". No título de um editorial, o "The New York Times" disse neste fim de semana que "os populistas tomaram Roma". Com informações da ANSA.

Campo obrigatório