Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Reino Unido cogita cenário 'apocalíptico' após Brexit

País poderá ficar sem remédios, combustível e alimentos

Reino Unido cogita cenário 'apocalíptico' após Brexit
Notícias ao Minuto Brasil

05:17 - 05/06/18 por Ansa

Mundo Previsão

O Reino Unido estaria se preparando para um cenário "apocalíptico" após sua saída da União Europeia, caso não entre em um acordo com o bloco até 29 de março, data prevista para a conclusão do "divórcio".

Segundo os jornais locais, o país corre o risco de ficar sem alimentos, remédios e combustível apenas poucas semanas após a separação.

Leia também: Baleia morre após ingerir 10 quilos de sacolas plásticas 

De acordo com o "Sunday Times", o governo britânico tem, inclusive, planos de emergência arquitetados para desde o primeiro dia após o "Brexit".

No mês passado, segundo revelou o veículo, o ministro britânico para a Saída da União Europeia, David Davis, junto a colegas da pasta de Saúde e Transportes, preparou três cenários para uma ruptura sem acordos.

O primeiro seria uma situação considerada "leve", o segundo cenário, "sério", e o terceiro seria o "apocalíptico" ou "Armageddon".

"No segundo cenário, que nem é o pior, o porto de Dover entraria em colapso no primeiro dia. Os supermercados do condado de Cornualha e da Escócia não teriam estoque de comida após alguns dias, e os hospitais ficariam sem remédios em duas semanas", disse uma fonte citada pelo jornal.

Ainda de acordo com o diário, neste cenário, o governo se veria obrigado a usar aviões da Força Aérea para levar comida e remédios aos lugares mais remotos do Reino Unido. (ANSA)

Campo obrigatório