Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cerca de 450 presos radicalizados sairão das cadeias francesas em 2019

A França vive sob constante ameaça terrorista desde que uma onda de ataques jihadistas já fez 246 mortos

Cerca de 450 presos radicalizados sairão das cadeias francesas em 2019
Notícias ao Minuto Brasil

07:20 - 06/06/18 por Lusa

Mundo França

Cerca de 450 presos radicalizados deixarão as prisões francesas até o final de 2019, incluindo cerca de 50 "terroristas islâmicos", anunciou a ministra da Justiça francesa, Nicole Belloubet.

"O governo está empenhado em monitorar essas pessoas", afirmou a governante, explicando que esta monitorização inicia na época da detenção.

"Começa na detenção, essas pessoas são avaliadas, são colocadas em locais de reclusão que correspondem ao seu grau de periculosidade e, quando saem da prisão, há duas palavras-chave: antecipamos a sua saída e vamos segui-los de uma forma extremamente precisa", acrescentou.

+ Queda de pequeno avião mata três americanos nas Bahamas

A vantagem da detenção é permitir "construir fichas de informação que são criadas pelos serviços de inteligência da prisão, que ganharam há algum tempo uma legitimidade muito forte".

Estas fichas são depois passadas "para os serviços de segurança interna", afirmou, concluindo: "seguimo-los passo a passo".

"Os serviços secretos que desempenham um papel essencial serão significativamente fortalecidos", prometeu a ministra.

"Vamos recrutar mais cem pessoas nos serviços de inteligência penitenciários e empenhar meios para isolar melhor os prisioneiros radicalizados", acrescentou.

A França vive sob constante ameaça terrorista desde que uma onda de ataques jihadistas sem precedentes já fez 246 mortos e centenas de feridos.

Um novo plano de ação contra o terrorismo deve ser apresentado em junho pelo governo francês. vCom informações da Lusa.

Campo obrigatório