Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Irã alerta Coreia do Norte sobre fazer acordo com Trump

Porta-voz do país disse que presidente norte-americano pode revogar acordo antes mesmo de desembarcar nos Estados Unidos

Irã alerta Coreia do Norte sobre fazer acordo com Trump
Notícias ao Minuto Brasil

09:22 - 12/06/18 por Folhapress

Mundo Ironia

O Irã alertou a Coreia do Norte de que o presidente americano, Donald Trump, pode anular qualquer acordo nuclear que tenha assinado com o ditador Kim Jong-un em Singapura.

"Estamos diante de um homem que revoga sua assinatura quando está no exterior", disse nesta terça-feira (12) o porta-voz do governo iraniano, Mohammad Bagher Nobakht.

+ Trump promete convidar Kim para visita à Casa Branca

"Nós não sabemos com que tipo de pessoa o líder norte-coreano está negociando. Não está claro se ele [Trump] não vai cancelar o acordo antes de voltar para casa", afirmou Nobakht, segundo a agência estatal iraniana IRNA.

No mês passado, Trump retirou os EUA do acordo nuclear assinado com o Irã ainda no governo Barack Obama e restaurou sanções contra a economia de Teerã.

O acerto firmado em 2015 entre EUA, Irã, França, Alemanha, Reino Unido, China e Rússia impôs limites ao programa nuclear de Teerã. Como contrapartida, sanções econômicas impostas ao país foram aliviadas, rompendo um isolamento do país persa.

Já o documento assinado por Trump e Kim nesta terça-feira em Singapura, durante o inédito encontro entre um presidente americano em exercício e um líder norte-coreano, não estabelece passos concretos rumo à desnuclearização na península Coreana. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório