Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo australiano pedirá desculpas às vítimas de abuso sexual

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, fará anúncio em 22 de outubro

Governo australiano pedirá desculpas às vítimas de abuso sexual
Notícias ao Minuto Brasil

10:05 - 13/06/18 por Lusa

Mundo Notícias

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, disse que pedirá desculpas às vítimas de abuso sexual. "As vítimas que conheci e as histórias pessoais que ouvi ajudaram-me a compreender, modestamente, a traição destas crianças pelas mãos de instituições que deviam protegê-las", declarou.

O pedido oficial de desculpas está marcado para o dia 22 de outubro em Canberra, acrescentou.

Após uma década de revelações, o Governo australiano sucumbiu à pressão e criou, em 2012, uma Comissão Real de Inquérito para responder institucionalmente a crimes de pedofilia.

Desde então, a Comissão Real foi contactada por mais de 15 mil pessoas que dizem ter sido vítimas de atos de pedofilia em instituições governamentais e privadas, tais como a Igreja, orfanatos, clubes desportivos, escolas e organizações juvenis.

Mais de quatro mil instituições foram implicadas no processo, incluindo muitas entidades católicas, nestes testemunhos ouvidos por vezes em audiências públicas, outras à porta fechada.

A Comissão Real fez 409 recomendações, incluindo a criação de um sistema nacional de apoio às vítimas para lhes proporcionar assistência psicológica e compensação financeira.

A Igreja australiana anunciou, no final de maio, que participará no sistema nacional de compensação para as vítimas de crimes de pedofilia. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório