Ministro alemão diz que União Europeia deve reajustar relação com EUA

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, afirmou que a União Europeia deve "reajustar" a relação com o país, de acordo com a "política egoísta" do presidente Donald Trump e as consequências sobre o eixo transatlântico

© Lusa

Mundo Criticou Trump 13/06/18 POR Lusa

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas fez estas declarações durante um discurso destinado a definir as linhas da política europeia, pronunciado perante estudantes e representantes do movimento "Pulse of Europe".

PUB

O titular dos Negócios Estrangeiros, do Partido Social Democrata (SPD) e no cargo desde março, plasmou assim a "profunda decepção" que causou no seu governo, e em si, a linha do Presidente dos Estados Unidos.

"Nunca tinha imaginado que um ministro dos Negócios Estrangeiros alemão se veria confrontado com a situação atual", disse, numa alusão aos fortes vínculos que tradicionalmente o seu país mantém com os EUA, um dos eixos incontestáveis da política externa alemã.

A resposta da Europa face ao que denominou de "egoísmo político" que representa a máxima de Trump -- "America First" (A América Primeiro) -- deve ser a unidade e a coesão, assim como o "reajuste" da sua relação com o aliado transatlântico, disse. "Temos de encontrar um novo equilíbrio", sublinhou, para insistir que a Europa deve mostrar "solidez" e dar as suas próprias respostas.

"Se o governo dos Estados Unidos questiona os nossos valores e interesses, devemos mostrar-nos mais robustos", afirmou.

Heiko Maas sublinhou, assim, perante um auditório maioritariamente jovem, o que considera perigos globais, como o avanço dos nacionalismos, chauvinismos e populismos, face aos quais a Europa deve dar respostas coesas.

São correntes que estão a expandir-se em "distintas partes do mundo", à escala da União Europeia (UE) e global, perante as quais se deve atuar, "reforçando a política europeia", em vez de renunciar à coesão dentro do bloco comunitário.

"Temos de fechar os abismos surgidos nos últimos anos na UE", defendeu, acrescentando que a medida implica "dotar-se dos mecanismos necessários para lutar contra os desequilíbrios sociais existentes".

Maas insistiu no objetivo de lutar "com determinação" contra o desemprego jovem que continua a existir e recordou "muitos países do sul da Europa" e os esforços aí realizados para superar "os estragos deixados pela crise econômica".

"Que metade dos eleitores italianos tenham optado por formações eurocéticas, porque pensam que pertencer à UE não vale a pena, deveria fazer-nos refletir", alertou, para considerar que a solução deve ser dar "respostas convincentes" e "atender" aos receios desses cidadãos. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 20 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 22 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 22 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 22 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 21 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 23 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 23 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 21 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 23 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor