Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Navio dos EUA resgata 40 imigrantes no Mediterrâneo

Barco 'Trenton' também recuperou 12 corpos nas águas

Navio dos EUA resgata 40 imigrantes no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto Brasil

08:35 - 14/06/18 por ANSA

Mundo trenton

Um navio militar dos Estados Unidos, o Trenton, salvou 40 imigrantes na costa líbia e recuperou 12 cadáveres do mar. No entanto, sem câmaras especiais para os corpos, o barco precisou jogar novamente os 12 mortos nas águas, no cemitério que o Mar Mediterrâneo se tornou.

O resgate ocorreu ontem (13) e, de acordo com fontes locais, trata-se da primeira intervenção de um navio dos Estados Unidos em casos de naufrágios de embarcações com imigrantes. O Trenton ficou mais de 24 horas tentando transferir os 40 sobreviventes para o navio Sea Watch, mantido por uma ONG alemã que resgata imigrantes no Mediterrâneo.

Leia também: Brasileira, ex-primeira-dama de El Salvador é presa por desvio de verba

Porém, como a ONG não tem certeza de que conseguirá autorização para desembarcar em algum porto - depois da Itália recusar no fim de semana que um barco com 600 imigrantes atracasse em seu território - , o Trenton partiu com os 40 sobreviventes.

"Nós nos aproximamos deles, que vieram ao nosso encontro, e por 24 horas ficamos assim", disse à ANSA Federica Mameli, uma colaboradora da Sea Watch. "Nós estávamos dispostos a fazer a transferência, mas queríamos antes a definição de um porto seguro, de preferência mais perto. Isso não ocorreu e, ontem à noite, o barco norte-americano se afastou e perdemos contato", relatou.

De acordo com a Marinha dos EUA, a tripulação do Trenton está cuidando das 40 pessoas socorridas. "Estamos em contato com nossos parceiros internacionais para decidir o destino das pessoas a bordo", informou. (ANSA)

Campo obrigatório