Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia nega 'padrão Fifa' em cadeias para a Copa

A novidade havia sido divulgada, em tom agora comprovadamente sarcástico, pelo ativista e blogueiro Alexei Navalni

Rússia nega 'padrão Fifa' em cadeias para a Copa
Notícias ao Minuto Brasil

07:27 - 15/06/18 por Folhapress

Mundo atmosfera prisional

A autoridade prisional russa negou, em nota, que tenha havido quaisquer mudanças nas condições das cadeias das cidades-sede da Copa do Mundo .

A novidade havia sido divulgada, em tom agora comprovadamente sarcástico, pelo ativista e blogueiro Alexei Navalni. Ele havia sido solto após cumprir 30 dias de prisão por organizar um protesto não autorizado contra a posse do presidente Vladimir Putin, no dia 5 de maio.

+ Ativista LGBT preso durante protesto na Rússia já foi liberado

Em sua conta no Instagram, Navalni descrevia que as celas haviam sido reformadas, com novos vasos sanitários. Teria havido melhoria nos cardápios e TVs teriam sido instaladas nos corredores dos blocos de sua prisão em Moscou, visando atender eventuais fãs que acabarem presos durante o Mundial.

Ao fim, era uma piada sobre o "padrão Fifa", termo popularizado na Copa de 2014 no Brasil para diferenciar os serviços públicos do país daquilo que a entidade exigia em termos de qualidade nos estádios.

A dúvida que persiste é se Navalni irá convocar algum de seus protestos via internet durante o Mundial. No ano passado, ele obteve sucesso e promoveu atos com dezenas de milhares de pessoas em várias cidades. Tendo sido barrado de disputar a eleição presidencial de março, por ter uma condenação que ele diz ser injusta, Navalni tentou organizar um boicote nacional ao pleito. Fracassou: 67% dos russos foram às urnas. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório