Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA devem cancelar exercício militar com Coreia do Sul

Decisão foi confirmada nesta segunda-feira (18), após promessa feita por Trump a Kim Jong-un

EUA devem cancelar exercício militar com Coreia do Sul
Notícias ao Minuto Brasil

20:12 - 18/06/18 por Folhapress

Mundo Conciliação

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul concordaram em suspender exercícios militares conjuntos marcados para agosto, disse uma autoridade dos EUA nesta segunda-feira (18). A decisão segue promessa feita pelo presidente Donald Trump no encontro da semana passada com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

A autoridade, falando sob condição de anonimato, afirmou que o exercício Ulchi Freedom Guardian será suspenso em linha com os comentários de Trump. Um anúncio oficial é esperado para os próximos dias.Questionada, a Casa Branca afirmou que, enquanto a Coreia do Norte agir de boa-fé, "essas coisas" devem permanecer suspensas.

+ Donald Trump ordena criação de 'Força Espacial'

No ano passado, 17,5 mil americanos e mais de 50 mil tropas sul-coreanas participaram dos treinamentos Ulchi Freedom Guardian, embora o exercício seja principalmente focado em simulações computadorizadas em vez de exercícios em campo que utilizam armas, tanques ou aeronaves.

No encontro em Singapura com Kim, o presidente americano afirmou que atividades eram "provocadoras" e "tremendamente caras". A decisão dos EUA de suspendê-las foi considerada uma vitória para Kim, já que não fez nenhuma promessa concreta de desnuclearização. 

Os dois líderes assinaram declaração conjunta que prevê a desnuclearização da península Coreana, no qual EUA e Coreia do Norte se comprometem com a "paz e prosperidade" na região. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório