Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Donald Trump diz que imigrantes 'infestam' os Estados Unidos

Presidente norte-americano recorreu ao Twitter para atacar os imigrantes que tentam chegar aos Estados Unidos, deixando ainda críticas ao Partido Democrata.

Donald Trump diz que imigrantes 'infestam' os Estados Unidos
Notícias ao Minuto Brasil

11:48 - 19/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Presidente

Donald Trump afirmou, nesta terça-feira (19), que os milhares de imigrantes que chegam à fronteira dos Estados Unidos vão “infestar” o país". O presidente norte-americano disse ainda que os democratas “são o verdadeiro problema” e disse que o Congresso tem a “oportunidade perfeita” para alterar as “ridículas e obsoletas leis de imigração”.

Em um momento que a política de “tolerância zero” da administração Trump é alvo de fortes críticas, sobretudo depois de ter sido divulgado um arquivo de áudio em que se ouvem crianças, separadas dos pais, chorando e gritando em centros de detenção, o presidente norte-americano mantém a intransigência e garante que todos os imigrantes “ilegais” que cheguem ao país serão detidos.

+ 68,5 milhões de pessoas foram forçadas a deixar próprias casas em 2017

Sobre a crítica de que o Partido Democrata é o "problema", Trump disse que o partido vê os imigrantes como potenciais eleitores. 

"Os democratas são o problema. Eles não querem saber do crime, querem imigrantes ilegais, não importa quão maus eles sejam, entrando e infestando o nosso país, como o MS-13 [uma gangue violenta]. Eles não conseguem vencer com as políticas terríveis, por isso veem [os imigrantes] como potenciais eleitores", escreveu Trump. 

O presidente norte-americano disse ainda que "não se pode ter um país sem fronteiras" e garantiu que as autoridades vão continuar a deter todos que tentem ultrapassar a fronteira de forma ilegal, acusando ainda os imigrantes de "enviarem crianças para uma viagem muito perigosa".

"Devemos continuar sempre a prender as pessoas que vêm para o nosso país ilegalmente. Das 12 mil crianças, 10 mil estão sendo enviadas numa viagem muito perigosa e só duas mil estão com os pais, que já tentaram entrar no nosso país ilegalmente em outras ocasiões", acusou.

As imagens e relatos que chegam da fronteira dos Estados Unidos com o México têm gerado enorme indignação na ONU e em organizações de defesa dos direitos humanos, fato que não parece ser suficiente para que a administração de Trump recue ou garanta condições humanitárias às milhares de pessoas, incluindo crianças separadas dos pais ao tentar chegar em território norte-americano. 

Campo obrigatório