Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasileira de 8 anos foi separada da mãe nos EUA: 'Muita saudade'

Jornal divulgou conversa entre mãe e filha, que estão em estados diferentes do país há três semanas; desde então, elas só se falaram duas vezes

Brasileira de 8 anos foi separada da mãe nos EUA: 'Muita saudade'
Notícias ao Minuto Brasil

21:58 - 19/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Denúncia

Uma menina brasileira de 8 anos está entre as crianças detidas em centro de triagem da fronteira entre o México e os Estados Unidos. Nesta terça-feira (19), o jornal Correio Braziliense divulgou trecho de uma conversa entre a mãe, identificada como Paula (nome fictício), e a filha.

Segundo a reportagem, as duas cruzaram a fronteira em 1º de maio e, depois, se apresentaram às  autoridades de migração. A mãe ficou detida no Texas por cinco dias, enquanto a menina foi levada a um abrigo em Chicago, no estado de Illinois, onde estava até esta terça.

Paula afirma que só conseguiu falar com a filha duas vezes ao telefone. Na última conversa, no domingo (17), a menina chorou, disse que estava com "muita saudade" e pediu que a mãe entrasse em contato com autoridades para que ela fosse liberada. A criança contou ainda que no abrigo onde estava ela dormia em um quarto com outras três crianças e que tinha dificuldade para se comunicar em espanhol ou inglês.

+ Áudio mostra crianças chorando pelos pais em galpão nos EUA

Paula afirma que precisa provar a assistentes sociais do país que está apta a cuidar da filha. "É a coisa mais absurda. Criei ela por oito anos e, agora, tenho de provar se posso cuidar dela", diz. "Até lá, não tenho autorização para viajar a Chicago e ver minha filha", afirma.

A política de separação de filhos de imigrantes dos pais tem sido alvo de críticas de órgãos de defesa aos direitos humanos. Somente entre 5 de maio e 9 de junho, 2.342 crianças e adolescentes foram separados das famílias que estavam em situação irregular nos EUA.

Campo obrigatório