Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itamaraty guiará pais em ações para resgatar filhos separados nos EUA

Pelo menos 49 crianças brasileiras estão detidas no país

Itamaraty guiará pais em ações para resgatar filhos separados nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

05:28 - 21/06/18 por Folhapress

Mundo Crise

O Itamaraty afirmou nesta quarta-feira (20) que a separação de crianças imigrantes de seus pais na fronteira dos Estados Unidos, que já levou pelo menos 49 menores brasileiros a abrigos no país, é "uma prática cruel" e que espera que o presidente Donald Trump a revogue.

"[É] uma prática cruel e em clara dissonância com instrumentos internacionais de proteção aos direitos da criança", informou o órgão, em nota.

O governo brasileiro informou que tem acompanhado o caso com preocupação e que tem orientado os consulados nos EUA a reforçarem as medidas de proteção a menores.

+ Brasileira de 8 anos foi separada da mãe nos EUA: 'Muita saudade'

Entre as medidas em andamento, está o mapeamento de todos os abrigos dos EUA para identificação de novos casos de crianças brasileiras separadas dos pais, a realização de visitas regulares a essas instituições e a orientação dos pais quanto à possibilidade de ações judiciais para a retomada da guarda e reunificação das famílias.

O Ministério das Relações Exteriores disse esperar que a ordem emitida pelo presidente Donald Trump nesta quarta, que determinou que as famílias fiquem unidas enquanto transcorre o processo pela entrada ilegal, acabe com a prática.

A nota ainda informou que governo brasileiro tem feito consultar regulares sobre o tema com o governo norte-americano. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório