Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cada país deve acolher os refugiados 'que puder', diz Papa

Francisco evitou embates sobre nova política migratória italiana

Cada país deve acolher os refugiados 'que puder', diz Papa
Notícias ao Minuto Brasil

20:19 - 21/06/18 por Ansa

Mundo política migratória

O papa Francisco afirmou nesta quinta-feira (21) que a Itália é uma nação "generosa" e que cada país deve "acolher e integrar" o quanto de refugiados puder. As declarações foram dadas durante seu retorno de uma viagem a Genebra, na Suíça.

"Cada país deve fazer isso com a virtude do governo, que é a prudência: acolher tantos refugiados quanto puder e o quanto se puder integrar, educar, dar trabalho", disse o líder da Igreja Católica, destacando a "generosidade" de nações como Itália e Grécia na crise migratória no Mediterrâneo.

Na Itália, existe uma grande expectativa para um possível encontro entre o Papa e o ministro do Interior Matteo Salvini, que vem fechando os portos do país para navios de ONGs que resgatam pessoas no mar.

Até aqui, no entanto, o governo e a Igreja Católica evitaram comprar brigas. O próprio Francisco reconheceu o problema do tráfico de seres humanos, mas alertou para a existência de "campos de concentração" comandados por organizações criminosas.

"Em alguns casos, se estão em águas líbias, [os migrantes] devem voltar, e vi fotografias das prisões dos traficantes... São terríveis, nos campos de extermínio da Segunda Guerra Mundial se via essas coisas, mutilações, torturas, e depois os atiram em fossas comuns", afirmou o Pontífice, acrescentando que essa é uma "emergência" para a Europa. Com informações da ANSA.

Leia também: Após Aquarius, Itália fecha portos para navio de ONG alemã

Campo obrigatório