Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vaticano usa termo 'LGBT' de forma oficial pela primeira vez

Sigla está em um documento sobre o próximo Sínodo dos Bispos

Vaticano usa termo 'LGBT' de forma oficial pela primeira vez
Notícias ao Minuto Brasil

20:58 - 21/06/18 por Ansa

Mundo Sínodo dos Bispos

O Vaticano usou o termo "LGBT" pela primeira vez em um documento oficial, publicado na última terça-feira (19). O arquivo em questão é um "instrumentum laboris", espécie de texto preparatório para o próximo Sínodo dos Bispos, que acontecerá entre 3 e 28 de outubro de 2018.

No texto, que aborda a relação da juventude com a Igreja, a Santa Sé diz que "alguns jovens LGBT desejam se beneficiar de uma maior proximidade e experimentar uma maior atenção" por parte do catolicismo.

"Enquanto isso, algumas conferência episcopais se interrogam sobre o que propor aos jovens que, ao invés de formar casais heterossexuais, decidem constituir casais homossexuais e, sobretudo, desejam estar próximos à Igreja", diz o documento.

O texto ainda pede que os responsáveis eclesiásticos enfrentem "de maneira concreta temas controversos como a homossexualidade e as temáticas de gênero, sobre as quais os jovens já discutem com liberdade e sem tabu".

+ Cada país deve acolher os refugiados 'que puder', diz Papa

Em coletiva de imprensa para apresentar o texto, que representa uma mudança significativa para uma Igreja acostumada a termos vagos, como "pessoas com tendências homossexuais", o cardeal Lorenzo Baldisseri explicou que o objetivo é conscientizar sobre a importância de se acompanhar os jovens, sem nenhum tipo de exclusão.

Por outro lado, Francis DeBernardo, diretor-executivo da organização norte-americana New Ways Ministry, que representa católicos LGBT, disse que a medida é muito bem-vinda, mas que isso é pouco para resolver as desigualdades dentro da Igreja.

"Essa mudança na linguagem indica que os oficiais da Igreja estão começando a entender que eles têm de tratar as pessoas LGBT com respeito", declarou DeBernardo em um comunicado. Ainda que relacionamentos gays sejam considerados pecados pela doutrina católica, o papa Francisco já deu algumas declarações que mostram um sinal de abertura.

Recentemente, disse a frase "Deus te ama assim" a um homossexual vítima de pedofilia no Chile. Em outra ocasião, logo no início de seu Pontificado, surpreendera o mundo ao dizer "quem sou eu para julgar?" ao falar sobre gays. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório