Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Executivo da Netflix é demitido por usar palavra racista

Jonathan Friedland teria usado a palavra "n*****" em pelo menos duas reuniões

Executivo da Netflix é demitido por usar palavra racista
Notícias ao Minuto Brasil

07:27 - 23/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Últimas Notícias do Mundo

Principal executivo de comunicação da Netflix nos Estados Unidos, Jonathan Friedland foi demitido por um termo racista. A demissão foi comunicada a funcionários da empresa nesta sexta-feira (22), em e-mail do CEO Reed Hastings.

Friedland teria usado a palavra "n*****" em pelo menos duas reuniões da Netflix. Ela é considerada como uma grave ofensa para os afro-americanos, aceitável apenas em canções de hip-hop, mas nunca se dita por brancos. A primeira vez em que o comunicador usou o termo foi em uma reunião sobre palavras que não deveriam ser ditas em séries de comédia.

+ Acuado, Trump apela a mães de vítimas de crimes atribuídos a imigrantes

"Várias pessoas o informaram que o uso era inapropriado e doloroso, e Jonathan se desculpou a quem estava na reunião. Na época, esperamos que esse terrível incidente jamais se repetisse", escreveu Reed Hastings no e-mail.

Dias depois, Friedland repetiu a ofensa a dois colegas que o ajudvam a "lidar com a ofensa original". "Esse segundo incidente confirmou uma profunda falta de entendimento, e fui convencido de que Jonathan deveria ser demitido", acrescentou.

O CEO diz no texto que se arrependeu por não ter demitido Friedland na primeira ofensa. "Eu deveria ter usado o ocorrido como um momento de aprendizado para todos na Netflix sobre o quão dolorosa e feia é essa palavra, que jamais deve ser usada. Eu percebo que meu privilégio me fez intelectualizar ou até mesmo minimizar questões raciais como essa."

O executivo demitido comentou o fato no Twitter: "Líderes precisam dar exemplos. Infelizmente, fui insensível ao falar com minha equipe sobre as palavras que podem ofender numa comédia. Me sinto horrível com o estresse que esse lapso causou às pessoas de uma empresa que eu amo."

Campo obrigatório