Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Revista Time se desculpa por capa com foto de criança imigrante

Na realidade, a menina nunca fora separada da sua mãe pelos agentes da imigração dos EUA

Revista Time se desculpa por capa com foto de criança imigrante
Notícias ao Minuto Brasil

17:50 - 23/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Notícias

A revista norte-americana Time publicou, nesta sexta-feira (22), uma correção sobre uma controversa capa na qual uma menina imigrante hondurenha aparece chorando olhando para a figura de rosto sisudo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. De acordo com a publicação, ela teria sido tirada de sua mãe por agentes da patrulha de fronteira dos EUA. Na realidade, as duas nunca foram separadas.

Yanela Denise, de três anos, acabou se tornando o 'rosto' da recente crise de separação familiar que ocorria na fronteira com os Estados Unidos e o México, antes de sua reversão nesta semana. A criança foi fotografada por John Moore, que capturou seu rosto agoniado, chorando quando sua mãe foi levada para ser interrogada pelos agentes em 12 de junho, noticia o Daily Mail.

Após a foto ser tirada, mãe e filha foram levadas juntas para um abrigo familiar. O pai de Yanela, Denis, afirmou ao Daily Mail que elas estão "seguras".

+ Mais de 700 imigrantes são resgatados na costa espanhola

Enquanto milhares de pessoas compartilhavam a foto da menina nas redes sociais, e solicitavam recursos para outras crianças que foram separadas de suas famílias, a Time utilizou a imagem em sua capa. A revista fez uma montagem e adicionou a fotografia de Yanela ao pé de uma enorme figura do republicano com as palavras "Welcome to America" (Bem-vinda à América).

A Time se retratou após as autoridades norte-americanas e hondurenhas, juntamente com o pai da garota, confirmaram que não era esse o caso.

“A menina não foi levada gritando pelos agentes americanos. Na realidade sua mãe a pegou e as duas foram levadas juntas ”, escreveu a revista.

O editor-chefe, Edward Felsenthal, no entanto, saiu em defesa da publicação dizendo que, embora a própria Yanela não tenha sido tomada pelos agentes, a fotografia e o desespero dela resumem o clima da questão.

Campo obrigatório