Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ataque no centro de Mali deixa mortos

Pelo menos 32 civis da minoria fulani foram mortos num ataque atribuído a caçadores tradicionais, conhecidos pelo nome 'dozo', noticiou a France Presse

Ataque no centro de Mali deixa mortos
Notícias ao Minuto Brasil

12:29 - 24/06/18 por Lusa

Mundo País africano

"Foram os 'dozo', que chegaram neste sábado à vila de Koumaga, na zona de Djenné (região centro do país). Eles cercaram a vila, isolaram os membros da etnia fulani das outras comunidades e mataram pelo menos 32 civis", revelou Abel Diallo, presidente de uma associação local

Entre os mortos estarão também crianças da etnia fulani, adiantou uma outra fonte local à AFP.

As autoridades oficiais do Mali não se mostraram disponíveis, até ao momento, para comentar o sucedido.

A violência tem-se multiplicado nos últimos três anos na região centro do Mali entre membros de diferentes etnias, as quais vivem sobretudo da agricultura.

O Mali atravessa também problemas na luta contra o jihadismo, tendo nos últimos meses o exército do Mali neutralizado alegados terroristas na região centro do país, com organizações de defesa dos direitos humanos a denunciar a prática de execuções sumárias e extrajudiciais.

Segundo Abdel Diallo, o que se está a passar é "muito grave", ao associar-se certas etnias ao jihadismo, tendo tais preocupações sido comunicadas às autoridades do país.

Os Estados Unidos pediram ao Mali a abertura de um inquérito credível e transparente após a descoberta de 25 corpos em três valas comuns na região de Mopti, havendo suspeitas de envolvimento de militares do exército naquelas atrocidades.

O Canadá, que vai enviar nas próximas semanas cerca de 250 "capacetes azuis" para o Mali, e a União Europeia já manifestaram as suas preocupações com a situação naquele país africano.

O primeiro-ministro do Mali, Soumeylou Boubeye Maïga, deverá iniciar na segunda-feira uma visita a França, a um mês das eleições presidenciais de 29 de julho naquele país africano. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório