Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Manifestações prosseguem na Nicarágua pela antecipação de eleições

Pelo menos seis pessoas foram feridas quando homens armados dispararam contra militantes na zona Sudoeste de Manágua

Manifestações prosseguem na Nicarágua pela antecipação de eleições
Notícias ao Minuto Brasil

19:12 - 30/06/18 por Lusa

Mundo Últimas Notícias do Mundo

Milhares de pessoas foram às ruas da Nicarágua, neste sábado (30), para exigir a demissão do presidente Daniel Ortega e pedir justiça pela morte de 20 menores - que estão entre as 220 vítimas da repressão do governo aos manifestantes.

Pelo menos seis pessoas foram feridas quando homens armados dispararam contra militantes na zona Sudoeste de Manágua. A capital está ocupada por um grupo paramilitar, segundo a agência France-Presse.

+ Milhares marcham nos EUA contra política migratória de Trump

A 'Marcha das Flores' é a primeira manifestação em massa após o protesto organizado em 30 de maio, durante a Festa das Mães. Tratou-se de um ato em solidariedade com os pais das crianças e adolescentes mortos nos protestos, e que terminou com violência e um balanço de 18 vítimas.

A Nicarágua registra, desde 18 de abril, uma onda de protestos inédita, centrada na exigência da demissão do presidente Daniel Ortega e da mulher dele, a vice-presidente Rosario Murillo. Os dois são acusados de confiscação do poder e atentados à liberdade. O país está vive uma espiral de violência, com um agravamento dos confrontos de rua entre milícias paramilitares e opositores ao regime de Ortega.

Antigo guerrilheiro de esquerda, que em 1979 derrubou a ditadura de Anastasio Somoza, Ortega, 72 anos, dirige a Nicarágua desde 2007. O terceiro mandato consecutivo dele terminará em janeiro de 2022, mas Ortega continua a recusar a reivindicação da oposição para qur haja antecipação das eleições presidenciais de 2021 para 2019.

O diálogo entre o governo e a Aliança Cidadã para a Justiça e a Democracia, com mediação da Igreja católica, foi retomado na segunda-feira, mas permanece sem avanços. As autoridades denunciam as manifestações e o pedido de demissão de Ortega como uma "tentativa de golpe de Estado" apoiada pelos Estados Unidos.

Campo obrigatório