Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Imperador Akihito cancela compromissos em razão de anemia cerebral

Líder japonês deve manter repouso, informou porta-voz do governo

Imperador Akihito cancela compromissos em razão de anemia cerebral
Notícias ao Minuto Brasil

11:13 - 02/07/18 por Folhapress

Mundo Japão

O imperador japonês, Akihito, 84, está sofrendo de anemia cerebral e teve de cancelar as atividades previstas para o dia, anunciou o governo nesta segunda-feira (2). De acordo com o porta-voz Yoshihide Suga, ele "precisa de descanso" e deverá manter repouso.

"Sua majestade, o imperador Akihito, sentiu-se repentinamente mal às 4h da manhã (18h de domingo, em Brasília), vítima de náuseas, tonturas e uma sudorese excessiva provocada por uma anemia cerebral", disse Suga.

Akihito, 125º imperador do Japão, reina desde janeiro de 1989. Em 2017, o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, informou que ele deve deixar o cargo em abril de 2019, em virtude de uma lei especial que o autoriza a abdicar.

O imperador tem sofrido com problemas de saúde nos últimos anos, incluindo uma cirurgia cardíaca e um câncer de próstata.

Em agosto de 2016, Akihito fez um raro pronunciamento pela televisão, no qual compartilhou suas dúvidas em relação à sua capacidade de continuar cumprindo, "de corpo e alma", as obrigações relacionadas à sua função de "símbolo do povo e da unidade da nação".

+ Coreia do Norte quer ocultar arsenal nuclear, diz jornal americano

Essa declaração foi então interpretada como um desejo de abdicar a favor de seu primogênito, o príncipe Naruhito, 58.

A possibilidade não estava contemplada na legislação sobre a casa imperial. Por isso, aprovou-se uma lei excepcional que lhe permite abdicar, mas que não se aplicará a seus sucessores. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório