Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Papa diz estar 'profundamente triste' por mortes no Japão

Chuvas e inundações no país já fizeram mais de 100 vítimas

Papa diz estar 'profundamente triste' por mortes no Japão
Notícias ao Minuto Brasil

13:40 - 09/07/18 por Ansa

Mundo Inundações

O papa Francisco enviou nesta segunda-feira (9) um telegrama às autoridades eclesiásticas do Japão para lamentar as mais de 100 mortes provocadas por tempestades e inundações no país.   

O documento foi escrito pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, em nome do líder da Igreja Católica.   

"Profundamente entristecido ao saber da perda de vidas e das feridas provocadas pelas graves inundações no Japão, Sua Santidade Papa Francisco expressa sincera solidariedade a todos aqueles atingidos por essa tragédia", diz o telegrama.   

O último balanço oficial já contabiliza 112 mortos, três feridos em estado crítico e 80 desaparecidos.

A província mais afetada é a de Hiroshima, no sul do arquipélago, com 44 vítimas. O órgão meteorológico do país prevê menos chuvas nos próximos dias, mas alertou para o risco de deslizamentos.   

+ Oito rapazes estão salvos, mas ainda não podem abraçar os pais

O governo japonês mobilizou 73 mil agentes para as operações de socorro. Segundo a imprensa local, o número de mortes provocadas pelo mau tempo desde a última quinta-feira (5) é o maior das últimas décadas entre fenômenos climáticos, inclusive tufões.   

"Profunda solidariedade ao primeiro-ministro Shinzo Abe e ao povo japonês. A Itália está ao lado do Japão e pronta a prestar a ajuda necessária", escreveu no Twitter o premier italiano, Giuseppe Conte.    Por conta das inundações, Abe cancelou uma viagem para a Europa e o Oriente Médio e adiou de 11 para 17 de julho a assinatura de um acordo de livre comércio com a União Europeia. Cerca de 6 milhões de pessoas já receberam ordens de evacuação. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório