Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo japonês anuncia 179 mortes e premiê visita região

Este é o pior desastre relacionado com as chuvas torrenciais no arquipélago desde 1982

Governo japonês anuncia 179 mortes e premiê visita região
Notícias ao Minuto Brasil

05:24 - 11/07/18 por Lusa

Mundo Chuvas

O Governo nipônico divulgou novo balanço nesta quarta-feira, elevando para 179 o número de mortos relacionados com as chuvas torrenciais no oeste do Japão, para onde o primeiro-ministro, Shinzo Abe, viajou esta manhã para visitar as zonas mais afetadas.

De acordo com o porta-voz do Governo, Yoshihide Suga, o premiê se encontra em Kurashiki, na província de Okayama, uma das mais devastadas pelas inundações, a par de Hiroshima.

O governante cancelou as viagens à Europa e Médio Oriente, agendadas para esta semana.

Além das 179 mortes confirmadas, as autoridades apontam para pelo menos nove desaparecidos. A imprensa japonesa fala em mais de 50.

+ Japão começa recuperação de área afetada por enchentes

"Este é o pior desastre relacionado com as chuvas torrenciais no arquipélago desde 1982", recordou Suga, na terça-feira.

As chuvas intensas registradas desde sexta-feira (6) provocaram grandes inundações, deslizamentos de terra e outros danos, deixando isoladas muitas pessoas, que não puderam ou não quiseram abandonar as suas casas.

De acordo com Suga, o governo mobilizou 75 mil militares e equipes de emergência e quase 80 helicópteros para os esforços de busca e resgate.

"Estamos sem água, comida, nada chega aqui", disse ao jornal Mainich o japonês Ichiro Tanabe, que mora na cidade portuária de Kure. "Vamos ficar todos secos se continuarmos isolados", advertiu.

No início da manhã desta quarta (11), milhares de casas ainda não tinham água potável ou eletricidade. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório