Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Starbucks promete eliminar canudos plásticos até 2020

Um canudo leva cerca de 200 anos para se decompor

Starbucks promete eliminar canudos plásticos até 2020
Notícias ao Minuto Brasil

08:20 - 12/07/18 por ANSA

Mundo decisão ecológica

A rede norte-americana de cafeterias Starbucks prometeu eliminar o uso de canudos de plástico de todas as suas quase 28 mil lojas em todo o mundo até o fim desta década.

O anúncio foi feito na segunda-feira (9) pela companhia, que dará lugar a materiais alternativos e a recipientes recicláveis que não usam canudo, poupando por ano cerca de 1 bilhão de canudos plásticos em cada localidade.

A decisão veio em um momento no qual a discussão sobre desperdício de plástico e sobre a poluição dos oceanos, que eventualmente causa a morte de animais marinhos, está muito forte. "A gente viu isso como uma maneira de sair da discussão sobre que tipo de plástico é bom, conseguindo diminuir o uso de canudo desde o verdadeiro início", afirmou Colleen Chapman, vice-presidente da área de Impacto Social Global da Starbucks.

+ Professora deixa aluno com ferimentos graves após lhe dar bofetadas

A luta pelo fim dos canudos de plástico tem ganhado cada vez mais adeptos, sobretudo depois que um vídeo de uma tartaruga com um canudo no nariz viralizou em 2015, chegando a 30 milhões de visualizações no YouTube.

Um projeto de lei que proíbe o uso do canudo plástico em restaurantes, bares e quiosques do Rio de Janeiro foi sancionado e publicada no Diário Oficial na última quinta-feira (5).

Além disso, na última quarta-feira (4), a cidade Seattle, nos EUA, tornou-se a maior norte-americana a proibir talheres e canudos de plástico nos restaurantes e cafés.

Outra medida do Starbucks foi introduzir, até o dia 26 deste mês, uma taxa de cinco centavos de libras esterlinas por cada copo descartável utilizado em suas lojas do Reino Unido. A ideia é incentivar que os clientes optem por beber em copos reutilizáveis. Um canudo de plástico leva cerca de 200 anos para se decompor no meio ambiente, e seu tempo de uso útil beira os quatro minutos. Com informações da ANSA.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório