Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Atos de caridade marcam eventos pelo centenário de Mandela

Barack Obama está na África do Sul para festejar "Madiba"

Atos de caridade marcam eventos pelo centenário de Mandela
Notícias ao Minuto Brasil

14:53 - 18/07/18 por ANSA

Mundo Madiba

A África do Sul celebra nesta quarta-feira (18) o centenário do nascimento de Nelson Mandela, presidente do país entre 1994 e 1999 e vencedor do prêmio Nobel da Paz por causa de sua luta contra o apartheid.

Os festejos são marcados pela presença de Barack Obama, primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos e que, na última terça (17), já havia feito um discurso para 14 mil pessoas sobre o legado de Mandela e criticando a política de "medo e rancor" de Donald Trump, mas sem citar seu nome.

Nesta quarta, ele se encontrou com 200 jovens líderes de 44 nações da África e lembrou que Mandela iniciara a luta para libertar seu país "muito novo". "O quão grandes são suas ambições?", provocou Obama.

+ África do Sul cria circuito para marcar centenário de Nelson Mandela

O ex-presidente dos EUA também falou contra o corrupção e os conflitos que acontecem pelo continente, como a guerra contra o grupo jihadista Boko Haram na Nigéria. "Encontrem um caminho no qual vocês não vendam suas almas", disse.

Entre os sul-africanos, o centenário de Mandela foi celebrado com ações de caridade, como distribuição de cobertores e abertura de clínicas para necessitados. O ex-presidente da África do Sul nasceu em 18 de julho de 1918 e liderou a luta contra o regime segregacionista da minoria branca do país.

Após 27 anos na cadeia, ele foi libertado em 1990. Em 1994, se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul. Mandela morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos. "Bons líderes levam em consideração o fato de que até eles podem errar e sabem quando e como pedir desculpas. Madiba tinha essa qualidade em abundância", declarou o arcebispo anglicano Desmond Tutu, também agraciado com o Nobel da Paz.

Já o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ressaltou que Mandela nunca foi um "prisioneiro de seu passado". (ANSA)

Campo obrigatório