Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump culpa Putin por ingerência russa em eleições

Presidente recuou mais uma vez após cúpula em Helsinque

Trump culpa Putin por ingerência russa em eleições
Notícias ao Minuto Brasil

19:13 - 18/07/18 por ANSA

Mundo Relação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que considera Vladimir Putin "responsável" pelas ações de russos para influenciar nas eleições norte-americanas de 2016, indo de encontro a tudo o que ele havia dito na cúpula de Helsinque, na última segunda-feira (16).   

A declaração foi dada em entrevista à emissora "CBS", após Trump ter sido duramente criticado até por aliados por ter desacreditado os serviços de inteligência e a Justiça dos Estados Unidos na frente de Putin.   

Perguntado pelo âncora Jeff Glor se concordava com as acusações de que a Rússia interferiu nas eleições de 2016, o presidente respondeu: "Sim, e eu já tinha dito isso antes, Jeff. Eu disse isso várias vezes antes, e diria que é verdade, sim".   

Em seguida, Trump foi questionado sobre a responsabilidade de Putin no caso. "Bem, eu o consideraria [pessoalmente responsável], porque ele está no comando do país. Assim como me considero responsável por coisas que acontecem neste país. Como líder do país, você teria de considerá-lo responsável", sim, afirmou.   

Na cúpula com Putin em Helsinque, o magnata disse que o "caso Rússia" prejudicara as relações bilaterais entre Washington e Moscou e que não tinha motivos para "não acreditar" na inocência do país.   

A postura provocou uma chuva de críticas contra Trump, inclusive dentro do Partido Republicano, e ele teve de vir a público um dia depois para se retratar. Pressionado, o presidente disse então ter "plena confiança" nos serviços de inteligência e chegou até a citar um equívoco gramatical para negar que tenha defendido Putin.   

Relatórios dos serviços de inteligência dos EUA mostram que hackers patrocinados pelo Kremlin agiram para influenciar o eleitorado norte-americano em benefício de Trump. Na semana passada, 12 militares russos foram denunciados por violações informáticas nos servidores do Partido Democrata. (ANSA)

Campo obrigatório