Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo de Montenegro responde a acusações feitas por Trump

"A amizade e aliança entre o Montenegro e os Estados Unidos é forte" diz o governo montenegrino através do comunicado.

Governo de Montenegro responde a acusações feitas por Trump
Notícias ao Minuto Brasil

11:45 - 19/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Diplomacia

O Governo de Montenegro divulgou um comunicado nesta quinta-feira(19), em que responde às declarações feitas pelo presidente norte-americano Donald Trump, ao canal de TV 'Fox News'.

No comunicado o país se define como "um Estado estabilizador na região, o único que não foi palco de combates durante a desintegração da ex-Iuguslávia" se referindo aos conflitos ocorridos na década de 90 que provocaram a morte de mais de 130 mil mortos na região.

"O país acolheu e protegeu 120.000 pessoas afetadas" por esses conflitos, foi "o primeiro a resistir ao fascismo" completa o Governo montenegrino.

Segundo a agência France-Presse (AFP), o comunicado ainda cita as "amizades" que o país conquistou, mesmo defendendo os "interesses nacionais com ousadia".

Em tom amigável o Governo de Montenegro ainda acrescenta que "como resultado, a amizade e aliança entre o Montenegro e os Estados Unidos é forte e inalienável".

Entenda o caso

Em entrevista à rede de televisão norte-americana Fox News, veiculada na última quarta-feira (18), Donald Trump afirmou que a "população muito agressiva" de Montenegro pode desencadear uma "Terceira Guerra Mundial".

"Você sabe, Montenegro é um minúsculo país com pessoas muito fortes. Eles são um povo muito agressivo, eles podem ficar agressivos e — parabéns — você está na Terceira Guerra Mundial", afirmou o presidente norte-americano sorrindo.

O país virou pauta da entrevista quando o apresentador do programa da Fox News, Tucker Carlson, questionou Trump sobre a adesão de Montenegro à Otan. O pequeno país europeu, que é ex-república da Iuguslávia, e só se separou da Sérvia em 2006.

O perigo de conflito que Trump levanta na entrevista tem a ver com o artigo 5 da cláusula de defesa comum da Otan. Este artigo estabelece que um ataque a um país membro, é um ataque contra todos. Ou seja, se algum país atacar Montenegro, os EUA que também são membros da organização, também se declaram agredidos.

Campo obrigatório