Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo Trump calcula ter separado 2.654 crianças imigrantes dos pais

Os números foram apresentados pelo Departamento de Justiça ao juiz Dana Sabraw, que ordenou a reunião das famílias até a semana que vem, dia 26

Governo Trump calcula ter separado 2.654 crianças imigrantes dos pais
Notícias ao Minuto Brasil

21:51 - 19/07/18 por Folhapress

Mundo Imigração

Em um novo relatório apresentado à Justiça nesta quinta-feira (19), o governo dos Estados Unidos informou que pelo menos 2.654 crianças imigrantes foram separadas dos pais ao cruzarem ilegalmente a fronteira do país.

Foi uma consequência da política de tolerância zero do presidente Donald Trump, adotada a partir de abril e que passou a denunciar criminalmente todos os imigrantes pela travessia ilegal. Os pais eram encaminhados a presídios federais, e os filhos, a abrigos mantidos pelo governo.

Os números foram apresentados pelo Departamento de Justiça ao juiz Dana Sabraw, que ordenou a reunião das famílias até a semana que vem, dia 26.

O governo já havia identificado 103 crianças com menos de cinco anos, que estavam em abrigos mantidos pelo governo. Agora, afirmou ter registro de 2.551 menores que têm entre 5 e 17 anos.

+ Trump convida Putin para ir aos EUA em meio às eleições

No total, são 2.654 crianças recolhidas em instituições para menores. Dessas, cerca de 420 haviam sido reunidas aos pais até a meia-noite desta quarta (18).

A gestão de Trump trabalha para reunificar pelo menos mais 1.600 crianças até o prazo final da semana que vem. Outras famílias ainda precisam passar por entrevistas e checagem de antecedentes criminais antes de receberem o aval para a reunificação.

Dessa vez, o governo dos EUA não informou quantos pais foram deportados ao país de origem sem os filhos.

A lista também não detalha de quais nacionalidades são as crianças. Segundo o Itamaraty, cerca de 40 brasileiros permanecem em abrigos, separados dos pais. O governo trabalha para reunir as crianças o mais rápido possível. Com informações da Folhapress.  

Campo obrigatório