Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rompimento de barragem no Laos deixa centenas de pessoas desaparecidas

Inundações atingiram pelo menos seis aldeias

Rompimento de barragem no Laos deixa centenas de pessoas desaparecidas
Notícias ao Minuto Brasil

07:55 - 24/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ásia

Uma barragem se rompeu na província de Attapeu, no Laos, no final desta segunda-feira (24), e provocou inundações que atingiram ao menos seis aldeias. Há registro de 100 pessoas desaparecidas e, segundo a  Laos News Agency, "várias pessoas morreram". Mais de 6.600 pessoas ficaram desalojadas.

A causa do rompimento da barragem de Xepian-Xe Nam Noy ainda não foi informada. A estrutura começou a ser construída em 2013 e deveria iniciar o processo de geração de energia neste ano. 

O primeiro-ministro do Laos, Thongloun Sisoulith, já adiou os compromissos oficiais que estavam agendados e viajou para a área afetada para acompanhar os esforços dos serviços de emergência.

As autoridades da província de Attapeu pediram ao governo e às outras províncias para ajudarem as vítimas enviando alimentos, água potável, medicamentos e roupa.

A ABC Laos tem imagens e vídeos que mostram os momentos que se seguiram às cheias. Em algumas das imagens é possível ver casas submersas e pessoas em cima dos telhados à espera de socorro.

Um segundo vídeo mostra um grupo de pessoas que observa a força das águas das cheias que fizeram uma estrada se romper.

O projeto de construção da barragem custou 1,2 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros) e deveria exportar 90% da energia elétrica para a Tailândia. Apenas os restantes 10% seriam distribuídos para a rede local. 

Campo obrigatório